Quer parar de fumar? Veja dicas

 Em Saúde

Quem fuma já deve ter pensado em parar de fumar, afinal além de ser um vício pode ocasionar grandes problemas de saúde a longo prazo.

Outro fator que desagrada até mesmo quem está perto é o cheiro da fumaça, que muitas vezes impregna a roupa tanto do fumante quanto das outras pessoas. E reflita agora essa questão: Quanto dinheiro você teria guardado se não tivesse gastado em maço de cigarro?

Aos que não fumam, julgar ou condenar um fumante pela sua prática é muito ruim, pois você não está estimulando a pessoa a parar de fumar. O correto é conversar e mostrar as vantagens de ser um não fumante.

Previne doenças 

Menos risco de desenvolver câncer de pulmão, sofrer um infarto ou um derrame e de desenvolver bronquite crônica ou enfisema pulmonar. Os motivos para decidir parar de fumar são muitos. E, mesmo que os primeiros dias sem cigarro possam parecer difíceis, com a estratégia certa, parar de fumar pode ser muito mais fácil!

O primeiro passo para parar de fumar é escolher uma data que esteja dentro dos próximos trinta dias. Isso é importante porque você deve ter tempo para se preparar para a mudança. O que você também pode fazer é, até a data, diminuir o número de cigarros que fuma por dia ou atrasar o horário do primeiro cigarro. E lembre-se, nesse dia escolhido é o ideal é você parar completamente de fumar.

Os primeiros dias

  • Livre-se de todo o estoque de cigarros que tiver em casa, no trabalho ou no carro;
  • Não fique perto de pessoas que estão fumando ou situações que estimulem o fumo;
  • Mantenha uma rotina com exercícios físicos ou atividades divertidas e hobbies;
  • Mantenha-se hidratado. Água e suco são boas escolhas. E evite bebidas alcoólicas;
  • Tenha por perto opções que podem substituir o cigarro, como balas ou chicletes;
  • Faça pequenas mudanças na sua rotina, como um caminho diferente para ir trabalhar, trocar o café por chá ou almoçar em um lugar diferente.

Apoio médico e de pessoas próximas

Você pode contar a seus amigos e familiares sobre a sua estratégia para parar de fumar. Use pessoas próximas como aliadas na sua decisão, pois elas podem te ajudar na preparação e te incentivar nos dias mais difíceis.

Além disso, o apoio médico também é importante nesse processo. Além de te dar mais certeza sobre a decisão de parar de fumar, o especialista pode te indicar medicamentos que ajudem no processo, como algumas opções de terapias.

Terapias que podem ajudar

Entre as dicas para parar de fumar está a terapia de reposição de nicotina. Nela, há uma liberação de doses de nicotina cada vez menores no organismo. Isso reduz os efeitos da abstinência sem expor a pessoa aos efeitos nocivos dos componentes do cigarro.

Os exemplos mais comuns são os adesivos, que fornecem uma quantidade de nicotina que varia conforme a fase do tratamento, e as gomas de mascar, que tem ação mais rápida e liberam nicotina direto na mucosa oral. Esses dois tipos de terapia de reposição de nicotina podem ser utilizados em conjunto para ajudar nos momentos de fissura.

Outra opção é o uso de antidepressivos. Alguns medicamentos desse tipo podem ajudar a reduzir os sintomas da abstinência de nicotina porque alteram as substâncias químicas no cérebro associadas a fissura. Esse tipo de tratamento pode ser combinado com a reposição de nicotina. Mas, claro, você só pode tomar antidepressivos com prescrição médica.

Converse antes com o seu médico para que ele possa orientá-lo sobre a melhor opção para o seu caso.

Como lidar com a abstinência

Em alguns momentos, depois que puser em prática a sua estratégia para parar de fumar, você provavelmente terá muita vontade de acender um cigarro. Nesses momentos, lembre-se dos motivos que o levaram a largar esse vício e de como isso pode ser prejudicial para sua saúde. E tente encontrar outras formas de aliviar a tensão.

Fonte: GNDI – Como elaborar uma boa estratégia para parar de fumar

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